O upcycling é uma prática sustentável que desmente a ideia de que empresas que investem em ações favoráveis ao meio ambiente abrem mão do lucro. Atividades voltadas ao reaproveitamento de material que seria destinado ao descarte são cada vez mais bem-vindas, entenda como manter a rentabilidade do seu negócio realizando práticas sustentáveis.
Dessa forma, é de se esperar que opções que oferecem possibilidade de aumentar a preservação ambiental ganham a preferência de empresas preocupadas em se manterem funcionais, é neste contexto que surge o contexto de upcycling.
O upcycling é a prática de reaproveitamento de material que seria descartado, aumentando a vida útil desse item e reduzindo de forma significativa a quantidade de lixo produzido.
Surgiu na indústria da moda como resposta ao fato que muitos tecidos e acessórios feitos de materiais diversos deixam de ser tendência rapidamente.
Em um cenário em constante mudança como o da moda, se não houvesse estratégia de reaproveitamento de materiais, a quantidade de lixos em aterros subiria ainda mais rápido.
Quanto mais eficiente a prática desse conceito foi se tornando, outras indústrias começaram a replicar em seus negócios. Novos nichos começaram a pensar em formas de tornar um material que antes seria descartado em algo útil novamente Tudo isso através de processos de reutilização.
Sendo assim, cabe às empresas analisarem o processo de produção de seus produtos e mapear qual material que é descartado pode ter a vida útil prolongada.
O principal impacto da prática de upcycling não acontece apenas no momento da propaganda, quando é comunicado ao consumidor que certo produto está alinhado com práticas ecologicamente corretas.
Reutilizar material faz com que seja menos necessário extrair matéria prima nova, reduzindo a exploração de fontes como petróleo para fazer plástico, mineração para obter metal e derrubada de árvores para conseguir madeira.
No processo de upcycling entra também a redução do gasto de água e energia que são poupadas pela diminuição de demanda dos meios usados para conseguir os tais materiais.
Por fim, mas não menos fundamental, o processo para conseguir material de qualidade para criar produtos envolve várias etapas e cada uma emite quantidades diferentes de gases que colaboram para o efeito estufa.
Como com o processo de upcycling reduz a necessidade do processo industrial de coleta de material, por consequência é gerado menos gás em decorrência de menos demanda.
O upcycling é uma das práticas de um processo de reciclagem maior, chamado de economia circular, também muito famoso na indústria da moda.
Essa prática de reaproveitamento de materiais compartilha do propósito da prática principal de melhorar a qualidade dos produtos descartados fazendo com que tenham valor igual àquilo que deu origem a ele.
Do ponto de vista econômico e social o upcycling é o caminho que empresas que estão interessadas em selos de qualidade que atestam boas práticas ecológicas, iniciativas ambientais, e ESG contribuem para o todo.
Trata-se de uma forma de unir sustentabilidade e inovação sem perder a possibilidade de lucrar, por isso esse tema é muito relevante.
Pensar em novas formas de reutilizar materiais para além do processo de reciclagem tradicional é importante para não depender de um serviço que não deixa de ser essencial, mas necessita que os objetos descartados estejam em condições específicas.
Usando como exemplo um dos materiais que é produzido em maior quantidade anualmente, segundo dados do estudo Plastic pollution: Pathways to net zero feito pelo banco Credit Suisse, são fabricados mais de 400 milhões de toneladas desse material ao redor do mundo.
Falando sobre reciclagem é importante levarmos em consideração o dado da pesquisa da ONG norte-americana Center for Climate Integrity.
Dados mostram que 9% do plástico produzido globalmente é reciclado, mas no Brasil esse número é ainda menor, fica em 1,3% desse material passa pelo processo de reciclagem.
Isso é alarmante considerando apenas as embalagens plásticas.
Quase 80 milhões de toneladas de resíduos são gerados anualmente no país, apenas 4% é destinado à reciclagem, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
O conceito de upcycling surgiu pelo ambientalista alemão Reine Pilz no ano de 1994, mas ficou conhecido apenas alguns anos depois, no ano de 2002.
O tema ficou popular por causa da publicação do livro Cradle to cradle: Rethinking the way we make things (Cradle to cradle: Criar e recriar ilimitadamente, como foi traduzido no Brasil).
O livro foi escrito pelo arquiteto americano William McDonough em parceria com o químico Michael Braungart.
Com o passar do tempo, e a divulgação do livro, foi ficando cada vez mais evidente a necessidade de formas de reaproveitar materiais.
Empresas se deram conta do ganho que têm ao adotar o upcycling e instituir em seus processos de produção uma prática menos nociva para ganhar a preferência dos consumidores nas prateleiras.
Existe também o ganho ambiental para a imagem da marca que ao fazer esse processo de reaproveitamento consegue se projetar no mercado através de uma estratégia global, afinal a questão do meio ambiente é algo que assola toda a sociedade e todos os países.
Praticando o upcycling o material usado na fabricação de diversos produtos também se torna mais valioso, pois dos resíduos é possível tirar proveito de alguma outra forma ou repassa-lo para outro negócio.
Outro exemplo de prática amigável ao meio ambiente é o uso de embalagens sustentáveis, dessa forma os negócios conseguem colaborar para a redução de lixo.
Não é pouco comum muitas pessoas conhecerem mais sobre o processo de upcycling e associarem com o trabalho de reciclagem padrão, pois os dois seguem conceitos de reutilização de materiais, porém existem diferenças.
A diferença entre os dois está no processo, enquanto o processo de reciclagem precisa que o material seja quebrado e passe pelo processo de degradação para criar algo novo, o upcycling reutiliza o material que é feito a partir do estado natural do produto fonte, dando uma nova utilidade igual ou superior à antiga.
A relação entre a prática do upcycling e as questões ambientais são evidentes, mas esse não é o único motivo pelo qual as empresas devem considerar quando implementar esse tipo de prática, conheça outras 3 razões para fazer isso na sua empresa.
O setor produtivo em geral dita as tendências de consumo e por isso todas empresas são responsáveis pelos impactos ambientais, principalmente com o aumento do consumo no último ano, segundo levantamento divulgado em 2024 pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Dados mostram que houve aumento de 3,09% do consumo nos lares brasileiros em 2023 em relação a 2022.
Sendo assim cabe a todos os setores, que por mais que estejam preocupados com a obtenção de receita também são responsáveis por buscar formas de incentivar o consumo sustentável de maneira consciente.
O problema do acúmulo de resíduos não deve ser preocupação apenas das empresas que fazem o processo de reaproveitamento de materiais, mas também de quem faz uso desse item no auge de sua vida útil.
Antes de pensar sobre o direcionamento de detritos e como tratar cada um deles é importante dar um passo atrás e fazer com que empresas pensem sobre a procedência da matéria prima que usam, existem uma opção sustentável?
Um exemplo é o uso de embalagens recicláveis que levam menos tempo para se decomporem, empresas que fazem esse investimento estão pensando na sociedade e nas outras empresas de descarte e reciclagem.
O upcycling faz com que o produto tenha maior valor agregado, pelo fato de que após o consumo alguma parte do mesmo produto pode ser reaproveitada com outra finalidade.
O reaproveitamento de material faz com que a percepção sobre o que a empresa vende seja não apenas o conteúdo da embalagem, mas também a utilização da embalagem no momento pós-consumo.
Empresas que querem aderir às práticas de upcycling devem repensar algumas etapas:
1.Fonte da matéria-prima;
2.Problemas gerados pelo processo de produção;
3.Material usado na embalagem;
3.Entrega do produto para o cliente.
A partir dessa análise é possível saber quais são os gargalos presentes em todo o processo de produção e buscar o que pode ser alterado para iniciativas mais sustentáveis.
O conceito de upcycling é o mesmo para qualquer empresa que queira implantar ações voltadas a essa ideia em seu negócio, mas cada um faz de forma diferente, para entender mais saiba como cada indústria tem adequado essa prática a suas realidades.
A indústria da moda onde o upcycling nasceu tem várias formas de reaproveitar materiais que seriam descartados, principalmente tecidos que deixam de ser tendência e são reutilizados para que ainda tenham espaço no guarda roupa dos consumidores.
Como essa indústria foi onde houve o nascimento desse conceito existem muitos cursos que podem servir como pontos de partida para outras áreas se basearem.
A indústria de manufatura pode implantar o upcycling fazendo a reutilização de resíduos para criar mercadorias com outra utilidade, renovando o ciclo de consumo.
Isso é feito através da coleta especializada de resíduos onde cada material é separado para além das categorias clássicas de papel, vidro, metal e plástico.
A indústria de manufatura é uma das que têm maior potencial de criar processo de reutilização sustentável de produtos descartados, pelo contato que tem com tipos diversos de mercadorias.
A indústria de móveis e decoração passa pelo mesmo processo de mudança acelerada de tendência, muitas novidades surgem em um curto período de tempo fazendo com que o descarte para a substituição de algo gere alto volume de lixo.
Sem contar itens dessa categoria que quebram ou são fabricados com defeito, sendo assim o upcycling se faz muito necessário, mas ao invés de dar nova utilidade para a mobília em si, o foco reaproveitar o material que o item decorativo é feito para criar algo novo.
Essa indústria é muito prolífica para a prática de reaproveitamento de materiais, por causa da quantidade de itens que podem ser obtidos e transformados, inclusive fazendo intercâmbio com outras indústrias como o do plástico ou ferro para criar coisas novas.
A indústria de suplementos e vitaminas necessita de embalagens de qualidade para que as características do produto sejam mantidas pelo maior tempo possível.
A embalagem para esse tipo de mercado precisa ter alta capacidade de selagem e facilidade de armazenamento.
Na indústria de alimentos muitos resíduos são produzidos com frequência proveniente de embalagens que não são sustentáveis, provocando aumento de substrato que levam muitos anos para se decompor de forma natural.
Para evitar causar problemas ao meio ambiente muitas empresas desse setor estão buscando diminuir os resíduos sólidos.
Segundo dados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) 89% dos negócios deste ramo buscam uma solução para diminuir os resquícios de seu processo produtivo, isso inclui pensar naquilo que chega ao cliente.
Usar embalagens sustentáveis é um caminho para fazer com que tudo que é descartado desapareça rapidamente.
Fazer uso desse material na indústria de alimentos, junto com o conceito de upcycling, já são duas práticas sustentáveis que podem estar presentes no seu negócio
Segundo a fonte da mesma pesquisa, 58% das empresas adotam entre cinco e oito ações voltadas à sustentabilidade, enquanto 3% não têm iniciativas nesse âmbito.
O processo de upcycling que nasceu na moda está se espalhando para outras indústrias, assim como diversas outras iniciativas ecológicas.
O uso de embalagens sustentáveis, após a mesma não poder ser mais aproveitada é necessário para acelerar a decomposição do objeto em aterros sanitários.
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