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Saiba como embalagem com QR code agrega valor para seu produto

Embalagem com QR code deixaram de ser uma novidade para se tornar tendência, nos últimos anos essa tecnologia tem mudado a forma que as pessoas interagem com o mundo e acessam informações, fazendo disso a porta para um caminho rico de acesso ao conhecimento sobre um produto.

Empresas que já entenderam como essa tendência funciona estão conseguindo agregar valor no momento da entrega do produto para o cliente logo no primeiro contato com a embalagem.

Para que a sua empresa não fique para trás, neste texto vamos explicar como esse novo código está revolucionando a experiência dos consumidores, como as empresas podem fazer uso disso de forma inteligente para agregar valor no momento da venda.

Entenda por quê embalagem com QR code está ganhando mercado

Nos últimos anos algumas embalagens tem estampados em seus produtos o QR code para fazer companhia ao já conhecido código de barras, existem também casos onde o segundo código não está presente, o motivo é simples conveniência

Embalagem com QR code criam diversas possibilidades de engajar o cliente com a marca, dessa forma é possível transformar o contato do consumidor com a embalagem do produto, estamos falando de um canal de comunicação com muito potencial.

Usar o QR code como ferramenta de marketing, fornecer dados sobre a tabela nutricional, rótulo ou dar acesso ao material digital que possa agregar ao produto são ideias que complementam a compra e adicionam valor.

Dados mostram que a utilização desse código como estratégia de engajamento já é uma realidade na vida dos consumidores, um estudo feito pela MobileIron mostrou que o QR code já foi assimilado pela sociedade por causa da facilidade de leitura pelo celular.

Os dados enfatizam a recorrência dessa atividade de leitura desse símbolo e deixa claro a facilidade que os consumidores o reconhece, interessante notar:

  1. 84% de usuário de celular já escaneou um QR code pelo menos uma vez; 
  2. 72%  das pessoas escaneiam um QR code no mínimo uma vez por mês;
  3. 32% das pessoas fazem a leitura de um QR code por semana.

A embalagem com QR code é uma plataforma valiosa de interação e criação de engajamento com o consumidor que está sendo desperdiçada por empresas que abrem mão dessa prática em seus produtos.

O potencial comercial deste código não deve ser subestimado, pois informações do Statista demonstram que 57% dos consumidores têm escaneado embalagem com QR code para obter mais informações, principalmente em produtos alimentícios.

Esse emblema é uma plataforma de inovação para marcas que diversificam as formas de utilização de embalagens para criar novas experiências para o consumidor.

A pesquisa citada anteriormente indica alguns motivos que fazem com que os clientes sintam-se dispostos para explorar as informações no código QR, as principais são:

  1. 43% dos consumidores disseram que escaneiam embalagem com QR code para visitar o site da marca;
  2. 34% usaram o QR code movidas pela curiosidade de saber mais sobre a empresa ou produto;
  3. 25% estavam esconderam o código para buscar uma receita;
  4. 9% fizeram essa ação para obter alguma interação com a marca.

Empresas que usam esse código em suas embalagens atrelam a venda do produto também a entrega de conteúdo, algo muito valorizado para criar relacionamento com o cliente, e ao obter a preferência do mesmo existe a chance de haver recorrência nas vendas.

Se tratando do mercado de embalagens, melhorar a experiência de entrega do produto tem um valor altíssimo, segundo relatório da Mordor.

O dado aponta que o mercado de embalagens inteligentes é estimado em US$22,67 bilhões em 2024 e tem previsão de atingir US$31,98 bilhões até 2029.

Existe muito valor a ser explorado na impressão de um simples código na embalagem, uma maneira de criar diferencial competitivo que chama atenção do cliente, unindo experiência on e offline para entregar informações mais detalhadas sobre o produto e empresa.

Deixar o consumidor mais envolvido com a marca, influenciando diretamente na melhora da experiência e comportamento do cliente em relação a marca.

Conheça os tipos de embalagem com QR code que podem ser encontradas

Embalagem com QR primária

Essa é a embalagem do seu produto, aquele que o cliente tem contato no ponto de venda, neste tipo geralmente estão contidas todas as informações importantes que ele precisa saber sobre o produto como:

  1. Informações nutricionais;
  2. Modo de usar;
  3. Lista de ingredientes; 
  4. Data de validade; 
  5. Símbolos de advertência; 
  6. Selos de sustentabilidade;
  7. Identidade visual.

Todas essas informações podem sair do verso da embalagem e serem colocadas em um Código QR fazendo desse símbolo uma fonte de informação muito valiosa.

Embalagem com QR code secundária e terciária

A embalagem secundária serve para conter a embalagem primária, um bom exemplo são as caixas feitas de papelão usadas durante o transporte de produtos da fábrica ao ponto de venda.

Do mesmo modo que secundárias, essas servem como último nível de proteção às outras duas embalagens.

Nestes dois tipos o código é inserido para facilitar o acompanhamento do transporte do produto, condições de armazenamento, entre outros dados.

Qual a diferença entre embalagem com QR code e código de barras

A diferença entre os dois tipos de código está na capacidade de armazenamento de dados e na facilidade de obter as informações após escanear.

Enquanto o código de barras tradicional depende de um aparelho específico para que as informações sejam traduzidas, o QR code pode ser lido com a câmera do celular.

Essa diferença não muda o fato que por definição o QR code também é um código de barras, podendo cumprir a mesma função de conter informações sobre o valor e preço do produto. 

Além do que já foi dito sobre os caminhos oferecidos por esse modelo, o diferencial está na forma que esses consumidores acessam os dados.

O código de barras tradicional é a representação gráfica de uma informação que pode ser acessada lendo uma sequência numérica ou alfanumérica. 

A utilização mais comum disso na rotina do consumidor é a verificação de informações sobre o produto e no setor logístico para questões de organização e transporte do produto.

No caso do QR code, por ser bidimensional consegue fazer com que grande quantidade de informação seja traduzida para telas de celulares rapidamente, por causa disso é possível inserir endereços para páginas da internet, links para redes sociais, entre outros materiais.

Esse código tem acesso livre, pode ser gerado por qualquer pessoa sem a necessidade de permissão externa ou processo complexo, sendo assim as empresas que têm interesse em desenvolver embalagem com QR code tem facilidade para obter essa tecnologia.

Quais são as quatro versões de embalagem com QR code que são encontradas

No mercado existem diversos formatos de QR code que podem ser gerados, cada um com uma identidade e capacidade de armazenamento diferente, saiba quais são os mais quatro mais utilizados.

Modo numérico

O clássico código de barras que contém sequência numérica e 0 a 9, o mais presente em embalagens e o motivo disso a eficácia do suporte de dados, podendo conter até 7089 caracteres, esse é o maior limite disponível.

Modo alfanumérico 

Parece com o modelo citado anteriormente, mas usa também letras de A a Z e caracteres especiais junto de números.

Apesar de parecerem muito semelhantes, existem diferenças na indústria em que cada um é usado. Enquanto o código numérico aparece com frequência no varejo, o alfanumérico está muito presente na indústria automotiva.

Modo Byte

O modelo mais conhecido de QR code chama-se byte, os caracteres que compõem esse modelo fazem parte do grupo ISO-8859-1, possibilitando espaço de armazenamento de 2953 caracteres e facilidade de escalabilidade.

Modo Kanji

Este modelo foi perdendo utilidade com o tempo, mas é o modelo original criado pela empresa Denso Wave, inicialmente feito apenas para ler imagens em japonês, possui capacidade para ler até 1817 caracteres, o que é pouco para a realidade atual.

Quais são as partes de um QR code

A embalagem com QR code é composta pelas mesmas partes independentes do formato, conheça cada uma delas.

Zona vazia

A margem branca que fica ao redor da parte externa de um código QR, esse espaço vazio serve para definir os limites do que deve ser captado pelo leitor. 

Caso não houvesse esse componente não seria possível saber qual é o começo e final da informação que está sendo processada pela lente, pois outros elementos causariam interferência.

Padrão do localizador

São os três quadrados pretos que estão nos cantos do lado esquerdo nas partes inferior e superior, e do lado direito também na parte de cima.

Estas três formas servem como limitadores externos para fazer com que a câmera capte o centro onde está a informação.

Padrão de alinhamento

Observando o canto inferior direito é encontrado um quadrado no lado inferior direito com o tamanho menor do que os outros.

A função dessa forma é garantir que a informação possa ser lida mesmo se o código estiver danificado, ou se a câmera estiver com problemas de ângulo.

Essa é a maior potencialidade de embalagem com QR code, pois quando cheias algumas criam dobras na superfície que dificultariam a captação da informação pela câmera, mas por causa do padrão de alinhamento isso não é um problema.

Padrão de intervalo

Uma linha em formato de L que atravessa os três quadrados do padrão de localizador, essa parte serve para que a câmera entenda cada uma das formas separadamente.

Célula de dados

Essa célula informa para o leitor o que será acessado pelo cliente, é nesta parte que fica a URL da página, ou perfil de redes sociais, ou qualquer informação que faça parte dessa estratégia.

Informações da versão

Para saber qual é a versão do QR code usado basta observar na célula do padrão do localizador na parte superior direita.

10 motivos que provam que embalagem com QR code agregam valor ao produto

  1. Embalagem com QR code aumenta a confiança do consumidor
    Usar o QR nas embalagens faz com que a marca pareça mais transparente, isso é revelado pelo estudo feito pela  Clarkson Consulting, 94% dos consumidores são mais propensos a serem leais a uma marca transparente. 
    Esse interesse por parte dos clientes faz com que o valor agregado do produto aumente de forma significativa, é o que aponta pesquisa da Label Insights, pois 73% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas que oferecem transparência.
  2. Embalagem com QR code cria produto digital
    Se a sua marca existe fora do mundo digital, então será complicado criar relacionamento com o seu cliente, por isso algumas marcas usam o QR code para criar experiência no universo digital.
    Neste tópico não se trata de usar o código apenas como fonte de informações sobre o produto, mas criar um meio de engajamento com quem está comprando seu produto.
    As redes sociais são uma ótima ferramenta para usar o código QR, inclusive fazendo com que pessoas que ainda não conhecem a empresa possam ter um novo ponto de contato para saber mais sobre o seu negócio.
  3. Coleta de dados
    Quanto mais você sabe sobre o seu consumidor, mais fácil de conseguir agradá-lo e adaptar a sua estratégia de venda. 
    A embalagem com QR code pode ser usada para coletar insights valiosos para adequar o seu produto ao comportamento do consumidor, dessa forma será mais fácil entender as preferências dele.
    Por sorte essa estratégia é flexível, como você vai perceber ao longo deste texto.
  4. Campanhas e ativações com embalagem com QR code
    Não tem como negar o potencial de marketing que a embalagem com QR code tem para empresas que sabem como usar essa estratégia.
    Estamos falando de um canal de comunicação único com seu cliente, ao contrário de outros métodos que competem diretamente pela atenção do mesmo consumidor que a sua empresa, este código é comunicação de um para um.
    Criar campanhas de incentivo com a leitura do QR code  favorece o engajamento da marca, pode ser a oferta de desconto para essa ação como forma de agregar valor a embalagem logo na prateleira.
  5. Adicionar novas dimensões ao produto
    Usar embalagem com QR code é sinônimo de oferecer uma experiência diferenciada para seu cliente, que ao comprar o seu produto também recebe de forma agregada conteúdo no mundo digital, podendo ser algum jogo ou plataforma interativa.
  6. Educar a audiência através de embalagem com QR code
    Sabe o que todas as empresas fazem em suas embalagens? Oferecer mais informações sobre o produto, tutoriais como modo de usar ou dicas são fáceis de encontrar em muitos produtos, não apenas por serem úteis, mas as marcas sabem que isso agrega valor.
    Se tratando de algo encontrado com frequência a forma que empresas buscam para se destacar é usando embalagem com QR code, pois isso possibilita criar diferenciais de forma e conteúdo, mas sem perder qualidade de utilidade dessa informação.
    Usando esse código é mais fácil de educar o seu consumidor criando uma plataforma imersiva de comunicação. 
    O segredo é saber aproveitar todas as possibilidades de forma criativa, por exemplo, considerando a embalagem de um produto alimentício, será interessante conter um código que ao ser escaneado mostra um vídeo de uma receita.
  7. Apresentar informações nutricionais
    As informações nutricionais de um produto podem sair do verso da embalagem e aparecer direto no bolso do seu consumidor.
    A embalagem com QR code pode apresentar esses dados diretamente na tela do celular de seu cliente, inclusive contendo informações sobre como interpretar as informações.
  8. Estratégia de promoção de outros produtos
    O QR code da embalagem pode apresentar outros produtos que combinam entre si, inclusive contendo o link para aquisição.
    Fazendo isso você possibilita que o seu consumidor conheça mais o que a sua empresa tem a oferecer.
  9. Criação de layout da embalagem
    Você já reparou quantas informações ocupam espaço na embalagem, como isso pode ser reaproveitado para falar mais sobre o seu produto, pois essa é uma ferramenta importante na venda.
    Usando o código QR tudo que o comprador precisa estará contigo em um símbolo que ocupa muito pouco espaço, implicando em mais possibilidades criativas para falar do produto.
  10. Promover o engajamento
    Nos dias de hoje não existe nada mais valioso para as marcas do que engajamento, isso pode ser feito usando o código QR através de links para pesquisa de satisfação ou incentivo de criação de conteúdo espontâneo criado pelo próprio usuário em troca de benefícios.

O QR code é um grande passo no mercado de embalagens, pois consegue entregar experiências para os consumidores e simultaneamente transformar isso em valor agregado.

A experiência da embalagem com QR code precisa ser vendida junto com o produto e para isso os dois dependem de um produto de qualidade, para conhecer onde obter isso entre em contato com a Packster, produtora de embalagens sustentáveis, onde você pode criar a identidade visual com o logo da sua empresa e receber em até 15 dias, para saber mais sobre basta entrar em contato agora.