Pular para o conteúdo

Selos de sustentabilidade: Tudo que você precisa saber para colocar em suas embalagens ainda hoje

Os selos de sustentabilidade passaram a ser um assunto muito relevante tanto para marcas quanto para consumidores, por isso nos dias de hoje é muito fácil encontrar muitas empresas que estampam diversos selos em seus produtos e se posicionam a favor da preservação do meio ambiente. Muitos emblemas são encontrados nas embalagens, mas você sabe o que realmente significam?

Neste texto vamos falar sobre o que são os principais selos de sustentabilidade que os consumidores encontram nas embalagens e quais são os principais do mercado.

O que são selos de sustentabilidade

Os selos de sustentabilidade, também conhecidos como selos verdes, são formas de comprovar para o consumidor que tal empresa está comprometida em mitigar os impactos ambientais causados pela fabricação do produto. 

Cada indústria tem selos específicos para as atividades que exercem, mas de modo geral, as pautas mais relacionadas aos selos de sustentabilidade são:

  • Economia de energia;
  • Produto vegano;
  • Sem crueldade animal;
  • Economia de água;
  • Produto reciclado. 

No mercado de embalagens é muito comum encontrar selos verdes que avisam que o produto será descartado corretamente, reutilizado ou compensação ambiental.

Existem também certificações que abrangem todos os setores, pois tratam de normas técnicas e questões de responsabilidade social. 

Os selos são emitidos por instituições ou empresas apenas para negócios que aplicam métodos de redução de impacto ambiental na confecção dos seus produtos.

Marcas que conquistam esse tipo de selo na embalagem selos como o de apoio a cadeia de reciclagem, ou de compromisso ao modelo de negócio sustentável, estão assumindo um compromisso com o mercado e uma postura perante seus consumidores.

As empresas que estampam esses selos em suas embalagens ganham confiança e credibilidade com os consumidores ao demonstrar que também estão pensando no futuro do planeta e se posicionam como negócios sustentáveis.

Se você está acompanhando esse texto até aqui e tem interesse em saber mais sobre os selos sustentáveis, saiba que as empresas que conseguem esse símbolos precisam estar realmente comprometidas em realizar os processos referentes a certificação. 

Caso contrário podem ser enquadradas como greenwashing, quando uma empresa se porta preocupada com questões sociais, mas não realiza as ações para tal.

O selo sustentáveis são mais do que um benefício para convencer as pessoas de consumirem seu produto, se trata de responsabilidade, comprometimento e eficiência nas práticas que devem transcender o discurso.

Acompanhando o texto até aqui, ficou claro o que são selos de sustentabilidade, o que representam e porque são importantes, a seguir vamos falar sobre os principais que você precisa conhecer, principalmente para o mercado de embalagens, continue a leitura.

ISO 140001

Esse selo é uma norma internacional oferecida para empresas de diversos segmentos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Serve para definir os requisitos do sistema de gestão ambiental, levando em consideração a forma que a empresa usa os recursos naturais, a preservação da biodiversidade, o impacto das florestas entre outros aspectos ecológicos.

 O objetivo deste selo de sustentabilidade é auxiliar empresas a gerenciar os impactos ambientais e tornar as operações mais sustentáveis.

Com esse selo é possível obter o diagnóstico de como a parte operacional da empresa causa danos ao meio ambiente e a partir disso traçar objetivos para se tornar ecologicamente responsável.

Por ser um selo reconhecido internacional a presença desse emblema em na embalagem de um produto pode trazer benefícios de reputação para a empresa.

ISO 26000

O ISO 26000 é fornecido pelo Inmetro, esse selo sustentável é focado na responsabilidade social nas empresas, se acordo com o órgão isso é expressado pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais nos processos decisórios e serem responsáveis pelos impactos que suas atividades causam socialmente.

Green Dot

O Green Dot é um selo sustentável que visa apoiar e melhorar a cadeia de reciclagem e compensação ambiental de embalagens.

A ideia é fazer com que as empresas busquem formas de desenvolver embalagens ecológicas para seus produtos, visando reduzir o impacto ambiental do descarte desses produtos e facilitando a reciclagem.

Esse selo verde tem reconhecimento na Europa e busca favorecer a cadeia produtiva incentivando o reaproveitamento de materiais e também compensar o que a empresa produz, mas não é reciclado. 

Esse selo busca direcionar esforços para a criação de um sistema de reciclagem e criar uma cadeia de reaproveitamento de matéria prima.

Empresa B

Esse selo visa informar o consumidor sobre o modelo de negócio da empresa. Fornecido para negócios que adotam modelos sustentáveis de operar no mercado. 

Com esse selo é possível identificar empresas que são responsáveis no campo social e ecológico.

Por isso é levado em consideração as políticas corporativas de governança, funcionários, meio ambiente e comunidade.

Selo de tipo de plástico

Você já deve ter visto que algumas embalagens tem símbolos de um triângulo formado por três setas direcionais.

Isso serve para indicar as embalagens de plástico que são produzidas de resinas derivadas do petróleo. O número dentro do triângulo indica o tipo de plástico, ajudando na separação dos resíduos nas cooperativas de reciclagem, tipos que são encontrados são:

  • 1 PET - Polietileno tereftalato;
  • 2 PEAD - Polietileno de Alta Densidade;
  • 3 PVC - Policloreto de Vinila;
  • 4 PEBD - Polietileno de Baixa Densidade;
  • 5 PP - Polipropileno;
  • 6 PS - Poliestireno;
  • 7 OUTRO - Plástico que não pode ser classificado por nenhum tipo anterior.

Selo de produtos recicláveis

Embalagens onde você encontra impresso um selo formado por setas verdes em formato de triângulo indicam que o produto foi fabricado com resíduos recicláveis. 

Este símbolo possui duas variações, dependendo da cor da embalagem pode ser encontrado em apenas com linhas ou dentro de um círculo verde.

Perto do logo está presente a porcentagem que indica o quanto de resíduos reciclados foi utilizado no processo.

Selo I'm Green

Informa que foi utilizado plástico de origem vegetal como matéria prima para a fabricação da embalagem.

CO2 Neutral

Esse selo mostra que a empresa está comprometida com a redução na emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros gases que causam o efeito estufa.

Selo de sustentabilidade Eu Reciclo

O selo Eu Reciclo é um certificado de logística reversa das embalagens através da compensação de carbono.

Produtos com essa estampa mostram que o fabricante contribui com centrais de triagem, mas isso não quer dizer que estão diretamente ligados à reciclagem daquela embalagem, mas sim do volume equivalente ao mesmo material que utilizam.

O mecanismo de compensação ambiental é uma alternativa para cumprir o processo de logística reversa, já que pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

A política diz que todas empresas que estão envolvidas no setor de embalagens, seja gerando, comercializando ou importando são responsáveis pela destinação ambientalmente adequada de no mínimo 22% desse material após o consumo.

Existem três tipos de selos sustentáveis Eu reciclo, cada um contém um indicativo diferente de compensação feita pelas empresas.

Se você está acompanhando esse texto até aqui, então deve estar se perguntando como as empresas fazem para conseguir os selos de sustentabilidade, para saber mais continue lendo, pois vamos falar sobre isso a seguir.

Como conseguir os selos de sustentabilidade

Cada selo de sustentabilidade tem um método diferente para ser obtido, por isso é importante que as empresas cumpram certos requisitos para merecerem o emblema.

Sendo assim, falaremos sobre os passos que  seu negócio deve seguir para obter os emblemas citados neste texto.

Saiba escolher o que faz sentido para seu negócio

Com exceção dos selos sustentáveis que são muito abrangentes e podem ser obtidos por empresas de segmentos diferentes, pois estão relacionados a práticas sociais e ambientais, existem alguns que fazem sentido para mercados específicos. 

Antes de começar a busca por otimização de processos, mudanças de postura da empresa e saber quais ações você deve implementar no seu negócio, faça um mapeamento de quais selos sustentáveis fazem sentido para a sua empresa.

Confira os requisitos

Busque informações sobre o que precisa ser feito para obter os selos verdes que deseja, busque informações com órgãos que forneçam os certificados, entenda as regras que precisa cumprir, o tempo de implantação e o investimento necessário.

Após saber o que precisa ser feito crie um planejamento para adaptar a sua empresa aos requisitos necessários. 

Implemente as mudanças

Chegou a hora de colocar a teoria em prática, tomar as ações necessárias nos setores da empresa para que fiquem de acordo com as regras estabelecidas pela certificadora.

Atitudes como otimizar processos, fazer gestão de resíduos, diminuir o consumo de água e energia e investir em embalagens recicláveis são formas de alcançar algumas certificações.

Faça a certificação do selo sustentável ao órgão

Antes de entrar em contato com o órgão faça uma pré-auditoria para saber o nível de preparação da empresa para obter os selos que deseja.

Quando você buscar o responsável por fornecer o selo que deseja, será feito uma avaliação das práticas adotadas da empresa e a partir disso será gerado um documento que detalha com precisão o procedimento adotado e o certificado concedido.

Mantenha as práticas

Usar selos sustentáveis nas embalagens do seu produto pode ser muito benéfico, mas é muito importante não abandonar as práticas ecológicas após obter a certificação.

O que deve ser feito é continuar aprimorando processos e buscando formas de ser uma empresa cada vez mais alinhada às práticas relacionadas ao selo que conseguiu, pois um auditor fará visitas eventuais à empresa para fazer a renovação do selo, que tem prazo de 3 a 5 anos.

Se você leu esse texto até aqui, então entende o que são selos sustentáveis, quais são os mais importantes na indústria de embalagens, e descobriu alguns passos para obter aqueles que estão dentro de seu mercado. 

Agora, respondemos uma pergunta muito importante sobre a utilização de selos verdes, porque a sua empresa deve se preocupar em estampados nas embalagens?

Por que as empresas devem se preocupar em usar selos de sustentabilidade?

Este conteúdo já foi falado sobre a importância que os selos de sustentabilidade tem para os consumidores e como isso ajuda as empresas a passarem mais confiança para quem toma a decisão de compra. 

Por outro lado, existe uma fatia do mercado que ainda não entende a importância de adotar práticas sustentáveis. 

Existem também negócios que querem fazer parte da mudança de mentalidade no consumo, adotando práticas sustentáveis, mas deixam de investir, pois não entendem o impacto significativo que isso pode ter em seu negócio. 

Existe uma lista de tarefas muito grande de formas que fazem com que a sua empresa caminhe do mesmo lado do desenvolvimento sustentável, mas não precisa fazer mudanças complexas para ter resultados, comece por atitudes simples.

O impacto na percepção dos consumidores quando uma empresa começa a adotar práticas que ajudam o meio ambiente é praticamente imediato, segundo pesquisa realizada pela Eu Reciclo junto com as agências Humah e Quantas.

O dado constatou que mais de 80% dos consumidores esperam que as empresas adotem práticas sustentáveis em suas operações, focando na demanda crescente de transparência e compromisso com o meio ambiente. 

Essa informação evidencia a cobrança social por uma postura ecologicamente consciente das empresas, neste caso são usados os selos sustentáveis para sinalizar verdadeiramente a adequação a práticas que reduzem dados ambientais.

Se tratando desses selos, uma pesquisa conduzida pelo Opinion Box, com objetivo de avaliar a relevância de embalagens sustentáveis e o interesse do consumidor por essa prática, descobriu que 76% dos clientes consideram importante conter selos sustentáveis.

Usar selos de práticas positivas ao meio ambiente e embalagens ecológicas afetam diretamente as vendas de produtos e a percepção do cliente, segundo pesquisa feita pela Union +Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar embalagens sustentáveis.

Esses dados mostram que apenas mudar o material que a sua embalagem é feita tem um impacto positivo não apenas nas vendas, mas no reconhecimento da marca de modo geral. 

Os selos de sustentabilidade também são muito importantes, pois estão de acordo com as melhores práticas ambientais de produção.

Agora que você leu esse texto até aqui, sabe a importância de usar os selos ecológicos nas embalagens do seu produto, e entende também o impacto que o posicionamento a favor do meio ambiente tem nas empresas que adotam boas práticas.

Aprendeu quais são os principais selos do mercado de embalagens e que para colocar a sua empresa no caminho certo não precisa começar adotando práticas complexas, mas pode fazer atitudes básicas.

A mais fácil delas é adotar embalagens ecológicas e buscar os selos sustentáveis, se você quer tomar essa atitude agora e promover a mudança no seu negócio, conheça as soluções de embalagens sustentáveis da Packster onde você pode encomendar pedidos sob demanda criados por você com entrega até 15 dias, entre em contato e saiba como podemos ajudar a melhorar a forma que o seu produto chega ao consumidor.