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Ações RSC: Entenda como empresas socialmente engajadas estão se destacando no mercado

As ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) são um conjunto de práticas que fazem parte das iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança). Essas ações têm sido o foco de muitas empresas nos últimos anos, pois está cada vez mais evidente a necessidade de alinhar a atividade econômica com a responsabilidade social e ambiental.

Embora discutir essa necessidade não seja novidade para muitos tomadores de decisão, quando se trata da responsabilidade das empresas em questões ambientais, algumas ainda não compreendem plenamente o seu papel. Para entender mais sobre esse assunto, leia este texto.

O que é RSC

Para facilitar o entendimento do que são as ações de RSC, basta começar compreendendo o significado da sigla: Responsabilidade Social Corporativa. São iniciativas tomadas pela empresa onde a mesma se compromete em realizar e manter uma postura ética na forma em que lida com questões ambientais e sociais.

Essas ações têm a intenção de fazer com que empresários fiquem conscientes de quais são as responsabilidades que tem com o meio ambiente e a vida em sociedade, pois para que algo seja produzido é necessário o envolvimento de pessoas e fontes de matéria prima.

Através da conscientização de pessoas em cargos de liderança nas empresas, é exigido também postura responsável diante do desenvolvimento social e sustentável.

 

Diferente de outras iniciativas com o mesmo objetivo da RSC, que oferecem benefícios fiscais como principal meio para atrair empresas a práticas sustentáveis, as atividades desse grupo não contam com esses incentivos. A empresa que se compromete com a iniciativa RSC deve fazer isso sem qualquer obrigação legislativa ou em troca de benefícios. 

 

Negócios envolvidos com os princípios de Responsabilidade Social Corporativa devem buscar estar do lado da mudança, ajustando, se necessário, algumas práticas de trabalho para se alinharem às demandas sociais e ambientais. ‘Pense globalmente e aja localmente’, essa frase muito conhecida resume a forma de atuação da iniciativa RSC, pois o foco não é fazer com que apenas uma empresa seja responsável por mudar o mundo de uma só vez.

O foco do desenvolvimento de cada empresa deve ser a comunidade ao redor do negócio, pois ela é responsável por movimentar a economia local, principalmente na geração de empregos. A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) não deve ser confundida com filantropia, ou ações pontuais focadas em responsabilidade social. Trata-se de estratégias que buscam incorporar a preservação do meio ambiente e prosperidade à vida em sociedade na cultura e valores dos negócios.

Quais são alguns dos principais aspectos RSC

Sustentabilidade ambiental

Esse é um dos principais pontos das ações de RSC: fazer com que as empresas se comprometam a encontrar formas de reduzir significativamente o impacto ambiental de suas operações de fabricação.

Algumas ações que podem ser adotadas por qualquer empresa para tornar o processo de fabricação ecologicamente responsável são:

  • Reduzir a pegada de carbono; 
  • Controlar o uso de água; 
  • Incentivar o uso de fontes de energia renovável; 
  • Gerenciar o descarte de resíduos;
  • Usar embalagens sustentáveis.

Envolvimento com a comunidade

As empresas que praticam RSC buscam formas de se envolver com a comunidade, conscientes de que suas ações impactam diretamente a vida de muitas pessoas. Como forma de favorecer o desenvolvimento desse grupo alguns negócios buscam financiar projetos sociais, ações educacionais ou culturais.

Alinhar negócios e ações éticas

A responsabilidade social corporativa envolve práticas éticas e transparentes em todos os núcleos da empresa.

As ações éticas esperadas são relativas a forma que a empresa trata seus fornecedores e como usa o discurso de responsabilidade social em campanhas de marketing.

Trata-se de ser transparente com todos os interessados nas atividades econômicas do negócio e prestar contas para essas pessoas sobre o que está sendo feito e os impactos positivos gerados através das ações.

Saúde dos colaboradores

A valorização dos colaboradores é muito importante para empresas que buscam as boas práticas RSC, mas neste caso não se trata apenas de criar oportunidades para o desenvolvimento profissional do colaborador.

Estamos falando da promover pautas muito importantes atualmente no ambiente de trabalho baseado em seguro, respeito e inclusão.

Políticas empresariais que reduzem a desigualdade de salário, ou criam oportunidades para grupos sociais específicos podem ser adotadas como forma de promover a diversidade.

Relação com stakeholders

Os stakeholders de uma empresa são todas as pessoas que têm algum tipo de interesse na atividade da empresa, desde fornecedores, investidores, cliente final, governos e a sociedade em geral.

Esses são todos os setores impactados pela sua empresa, por isso é necessário ser transparente no relacionamento com cada um deles. 

O negócio que não é transparente na comunicação com os stakeholders acaba não sendo digno de confiança e suas ações passam a ser vistas com desconfiança, ocasionando a perda de oportunidades no mercado.

Responsabilidade corporativa

O RSC faz com que todos os cargos da pirâmide organizacional se comprometam com atitudes de transparência. Do cargo mais baixo ao mais alto, todos devem estar de acordo com as leis e regulamentações. Além disso, os maiores tomadores de decisões são responsáveis por prestar contas das ações empresariais.

Quais são os tipos de responsabilidade social

Neste texto, discutimos a Responsabilidade Social Corporativa, que aborda a importância das empresas reafirmarem seu compromisso com práticas éticas e desenvolvimento econômico. Além disso, existem outras duas formas pelas quais uma empresa pode demonstrar responsabilidade.

Responsabilidade social empresarial

Nesta categoria, a empresa investe em práticas sustentáveis que não só beneficiam a qualidade de vida social, mas também ajudam os stakeholders a expandirem seu campo de atuação.

Responsabilidade social ambiental

A empresa concentra seus esforços em ações voltadas para a preservação do meio ambiente e comunica à sociedade o que está sendo feito para gerar impacto positivo.

Entenda por que é importante que empresas estejam engajadas com práticas RSC

Quando se fala em alinhar práticas empresariais com sustentabilidade, muitos encaram essa questão como dois lados opostos, onde apenas um pode ganhar. No entanto, com RSC e outras ações que buscam equilibrar esses dois pontos, essa diferença não existe. Quando a preferência do consumidor é colocada nessa equação fica evidente a necessidade de adotar práticas sustentáveis, segundo o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar no Brasil. A pesquisa entrevistou mil pessoas, das quais 56% disseram ter parado de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta e 63% disseram procurar marcas com um histórico ativo de ações ESG. Esse dado mostra o impacto negativo que empresas que não investem em iniciativas sustentáveis podem ter no mercado.

Sendo assim, as iniciativas RSC podem ser definidas de duas formas, o desejo de empresas de gerar impacto positivo e contribuir para a preservação do meio ambiente, ou em evitar as consequências de não estar alinhado com políticas sustentáveis.

Empresas que buscam ajudar o desenvolvimento da comunidade com iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa podem impactar as seguintes áreas:

  • Educação;
  • Saúde;
  • Meio-ambiente;
  • Cultura.

A empresa socialmente responsável tende a construir uma imagem positiva na visão de seus clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade, fazendo com que a reputação da empresa melhore, aumentando a chance de atrair parceiros e investidores.

Participando de atividades de RSC não é apenas o público externo que se beneficia, mas também os colaboradores que se sentem mais engajados em fazer parte de uma empresa que realmente está motivada a causar mudanças positivas no mundo.

Essa satisfação faz com que seja mais fácil reter talentos, já que profissionais tendem a procurar empresas que estão alinhadas com seus valores e propósitos de vida.

 

Estar alinhado com essas práticas é importante para ajudar empresas a buscarem parceria, pois no momento de abordar novos parceiros, isso pode ser usado como diferencial competitivo.

O respeito com o meio ambiente é mais do que apenas uma estratégia de marketing, mas um conjunto de valores e objetivos que são parte da visão da empresa.

Uma pesquisa do Future Consumer Index, da EY, realizada com 21.000 entrevistados de 27 países, mostrou que entre os brasileiros, 73% estão profundamente preocupados com a fragilidade do planeta, esse número é maior que a média global de 64%. 

Por isso, é importante buscar práticas de responsabilidade que ofereçam maneiras para as empresas agirem junto com a sociedade para mitigar os impactos ambientais.

Conheça algumas estratégias de RSC que podem ser colocadas em prática na sua empresa

Comprometimento da alta cúpula da empresa

A proposta da iniciativa RSC é fazer com que empresas que se dizem preocupadas com o meio ambiente busquem formas tangíveis de causar impacto positivo. 

Para que isso aconteça, é necessário que todas as pessoas que ocupam cargos de liderança estejam realmente engajadas em implantar políticas sustentáveis. 

Entendendo que o comportamento dos gestores é crucial para orientar a cultura da empresa, torna-se essencial que os líderes se comprometam a adotar uma postura responsável na implementação de práticas sustentáveis.

Desenvolvimento de políticas sustentáveis

Os princípios RSC são variados dependendo da forma que as empresas estão envolvidas com questões éticas, ambientais e sociais. 

Saber como a empresa pode influenciar positivamente cada um desses fatores é essencial para estabelecer as diretrizes de práticas responsáveis em sua operação.

Caminhos para mitigar impactos negativos

Mapear as oportunidades de tomar medidas proativas para transformar as práticas da empresa mais sustentáveis, principalmente reconhecer os riscos e buscar formas de reduzir possíveis problemas gerados pelo método de produção.

Prestação de contas

A transparência é um dos principais pontos das ações RSC, sendo assim uma estratégia importante é criar um canal de comunicação para informar as pessoas sobre o que a empresa tem feito para buscar soluções sustentáveis.

A prestação de contas é muito importante para que a empresa construía relação de confiança com seus stakeholders, o report mensal pode ser feito com o apoio de auditorias externas que auxiliam no processo de prova se as ações propostas foram feitas.

Empresa envolvida com a comunidade

Existem muitas maneiras de fazer com que a empresa se envolva com a comunidade local, seja apoiando projetos sociais ou ajudando a financiar iniciativas comunitárias. 

O primeiro passo para fazer isso é saber como a empresa pode integrar aquele grupo social e buscar saber qual é o interesse que aquelas pessoas têm junto do negócio.

Conscientização dos colaboradores

Envolver os colaboradores nas práticas sustentáveis é essencial para que as ações pretendidas da empresa sejam feitas, por isso programas de conscientização ambiental e treinamentos ajudam a fazer com que eles contribuam.

Monitoramento e aperfeiçoamento

A estratégia de acompanhamento deve ser incluída no planejamento das ações de RSC de qualquer empresa que esteja buscando implementar essas iniciativas. Junto com o acompanhamento da estratégia de Responsabilidade Empresarial Corporativa é necessário entender que pode ser necessário fazer mudanças buscando o aperfeiçoamento do projeto.

Com o tempo, podem ser necessárias melhorias no projeto para abordar a resolução de outros problemas ambientais.

Conheça algumas práticas RSC que podem ser implantadas na sua empresa hoje

Modernizar equipamentos

O maquinário de uma indústria é fundamental para o processo produtivo, mas equipamentos danificados podem representar riscos à segurança dos colaboradores. Por isso, é importante utilizar máquinas certificadas e modernas, além de adotar soluções para reduzir custos com processos desnecessários que consomem recursos sem necessidade.

Manter bom relacionamento com fornecedores e concorrentes

A empresa deve manter uma boa relação com seus fornecedores e concorrentes como forma de garantir a competitividade no mercado, ou seja, não é permitido cobrar preços muito abaixo do mercado como forma de ter maior volume de demanda.

A intenção é que a indústria cumpra com suas responsabilidades legais diante seus consumidores.

Desenvolvimento de causas comunitárias

As ações RSC sempre estão ligadas ao fortalecimento da comunidade, por isso é importante buscar por projetos que a empresa possa contribuir para a melhoria de qualidade do cenário econômico e social.

Conceitos para implementar práticas RSC

Agenda social

A agenda social é o planejamento estruturado da atuação da empresa em âmbito social e ambiental pensando a longo prazo.

Esse cronograma tem as ações e informações sobre: o local de atuação da empresa, as ações planejadas e o contexto social do estilo de vida das pessoas que ocupam aquele território.

Essa agenda passa também pela elaboração e prática do plano de desenvolvimento na comunidade próxima a comunidade.

Relação com stakeholders

Toda empresa precisa cumprir obrigações legais que garantem sua liberdade de atuar no mercado, estando sujeita às condições estabelecidas pelo poder público e por organizações ambientais.

 

Cuidar da relação com essas entidades é um conceito muito importante de RSC, não apenas devido ao aspecto ambiental dessa prática, mas também porque são partes interessadas nas atividades da empresa. Para cuidar da relação com as partes interessadas no negócio, é necessário buscar formas de mitigar ou compensar possíveis impactos ambientais causados pela empresa, assumindo a responsabilidade por essas ações.

Implantação de base

Para poder implantar ações de Responsabilidade Social e Corporativa é necessário conversar com os stakeholders para entender quais são as expectativas.

Cabe à empresa saber quais são os gargalos em sua produção que são possíveis geradores de problemas e buscar uma solução.

O conhecimento da matriz de risco é essencial para entender como diminuir de forma significativa o impacto ambiental.

Por exemplo, negócios que fazem uso de grandes encomendas de embalagens sabem que isso gera um acúmulo elevado de resíduos que leva tempo para ser decomposto, sendo assim vale apostar em soluções recicláveis desse produto.

Legado social

Considerando que o objetivo é intervir no território da comunidade, não se trata apenas de realizar ações para resolver questões imediatas com obras que possam ter um impacto positivo inicial, mas que não se sustentam a longo prazo. A prática de desenvolver o território é baseada na intenção de criar um legado social sustentável a longo prazo. Por isso, a criação de parcerias entre empresas que fazem parte da mesma comunidade é muito importante.

Saiba como garantir o cumprimento das ações RSC

Muitas empresas que têm interesse em se engajar em Responsabilidade Social Corporativa não sabem como fazer para que o plano estabelecido seja cumprido.

O primeiro passo é criar um setor de compliance para tratar as questões socioambientais que podem ter grande ou pequeno impacto.

Outras formas de garantir que as práticas de responsabilidade aconteça, são:

  • Elaborar código de conduta empresarial que abrangem os interesses da empresa a favor da sociedade;
  • Promover métodos efetivos de comunicação;
  • Criar equipes que realizam trabalho voluntário que beneficie as pessoas da comunidade que a empresa faz parte;
  • Promover campanhas internas e externa de conscientização sobre questões ambientais;
  • Fazer negócios com fornecedores alinhados a práticas sustentáveis.

As ações RSC são um conjunto de práticas que buscam fazer com que as empresas se movam em direção a iniciativas sustentáveis. 

Não existe parâmetro para dizer que uma atividade é mais sustentável do que outra, sendo assim pequenas atitudes são tão relevantes quanto grandes movimentações.

Uma iniciativa alinhada com a RSC é adotar embalagens sustentáveis. Entre em contato com a Packster, fabricante de embalagens recicláveis que tem processo de fabricação com redução de carbono, para saber como podemos ajudar a sua empresa a adotar práticas alinhadas com a responsabilidade social.