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Como pequenas e médias empresas podem ganhar acesso a embalagens de qualidade?

A qualidade das embalagens usadas nos produtos é um fator muito preponderante na competição entre as marcas nas prateleiras e gôndolas, afinal embalagens personalizadas impactam diretamente nas vendas de um produto. Mas pequenas e médias empresas nem sempre possuem recursos para investir nesse aspecto.  

Esse cenário cria uma situação já muito conhecida no mercado, onde empresas menores têm dificuldade para escalar a quantidade de vendas. Se você se identifica com o que foi dito até aqui, então esse texto é para você. 

Neste texto vamos abordar sobre algo fundamental no mercado de embalagens, a democratização dele para pequenas e médias empresas, então leia até o final e saiba como melhorar a qualidade das suas embalagens.

Porque investir em embalagens de qualidade?

Diariamente as embalagens são comparadas pelos consumidores e se aquela que contém o seu produto não tem qualidade, então uma venda pode ser perdida. 

Um dos grandes desafios das pequenas e médias empresas é trabalhar com recursos limitados que devem ser bem alocados para o crescimento da empresa.

A margem para erro de investimento é muito pequena para negócios menores. Sabendo disso, é comum buscar concentrar esforços em estratégias de marketing para tornar a marca atraente ao público-alvo.

Durante o planejamento de marketing para pequenas e médias empresas é muito importante prestar atenção na embalagem, pois isso vai definir o rosto da sua empresa para o consumidor. Ela é uma ferramenta de marketing muito poderosa, por isso é importante buscar um fornecedor de embalagem com capacidade de atestar qualidade da entrega da principal interface entre o seu produto e o consumidor.

Cinco formas de democratizar embalagens de alta qualidade para PMEs

1. Acesso a embalagens personalizadas de qualidade

O projeto gráfico de uma embalagem define o sucesso na venda de um produto, os atributos empregados externamente são fundamentais para ganhar a concorrência no momento de decisão de compra do consumidor. 

Se você está buscando formas de como criar um bom projeto de embalagem, então conheça agora alguns pontos de atenção que deve ter no planejamento de sua embalagem:

  • Conceito: a idealização da embalagem, planejamento da mensagem e posicionamento da marca diante do mercado. Nesta etapa são definidas cores, elementos, fonte e texto;
  • Cores: as cores devem estar de acordo com dois aspectos, a marca e o modelo da embalagem para que tudo fique harmonioso;
  • Diagramação: a diagramação é muito importante para organizar o aspecto visual da embalagem. Planeje essa etapa escolhendo quais informações são mais relevantes para falar sobre o seu produto e tome cuidado para evitar o excesso de elementos.
  • Textura: usar material de boa qualidade influencia na facilidade de uso do produto e na percepção da marca pelo consumidor. PMEs que querem ser vistas como capazes de entregar uma experiência premium devem escolher substratos de qualidade.

2.Democratização de método moderno de impressão de embalagens

Para que as embalagens personalizadas de produtos de PMEs possam competir com grandes nomes de suas indústrias é preciso que tenham acesso ao método moderno de impressão de embalagens para entregarem o produto final de qualidade.

A fábrica de embalagens que fornece embalagens personalizadas deve usar impressoras que garantem a impressão de qualidade, de preferência usando método digital com equipamento moderno.

A forma com que a embalagem é feita pode tornar o produto de uma pequena empresa mais atraente, pois entrega percepção de melhor qualidade em comparação aos concorrentes. 

A democratização passa por permitir que empresas de todos os tamanhos possam competir com as mesmas ferramentas, reduzindo significativamente a diferença entre duas marcas de tamanhos distintos.

3.Possibilitar que PMEs usem embalagens sustentáveis

Embalagens sustentáveis que são feitas com qualidade estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente entre as gerações mais jovens. Segundo dados da pesquisa Trivium Packaging, 90% dos consumidores da geração Z, os nascidos a partir dos anos 2000, apresentam mais disposição em pagar mais caro por embalagens sustentáveis.

Tornar o mercado de embalagens mais democrático precisa ser sobre encontrar formas de aumentar o uso de embalagens ecológicas para empresas de todos os tamanhos. 

O motivo é que a preocupação com o meio ambiente não é apenas algo que passa pela cabeça da geração Z, quando o recorte da pesquisa é aumentada para os consumidores em geral a preferência por embalagens que são facilmente decompostas aumenta.

De acordo com pesquisa da Buying Green Report, publicada em parceria com a Earth Day, 82% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos em embalagens que promovem a sustentabilidade.

A pesquisa citada anteriormente mostra que a probabilidade de compradores consumirem produtos em embalagem que não ajudam o meio ambiente é 63% menor.

Enquanto marcas que optam por embalagens que contribuem com o meio ambiente tem a preferência no momento de compra, 71% das pessoas escolhem ativamente os produtos com base no fator de sustentabilidade, segundo pesquisa já citada neste texto. 

Esses dois dados revelam o tamanho de espaço que negócios pequenos e médios podem ganhar ao usar produtos que se encaixam nessa linha de consumo.

4. Não criando excesso de estoque

O excesso de estoque é um dos principais problemas enfrentados por PMEs que faz com que esse tipo de negócio não invista em embalagens de qualidade.

A maioria das empresas que produzem embalagens só aceitam receber pedidos após a realização de um pedido mínimo.

Trabalhar dessa forma cria um problema para as PMEs que precisam estocar embalagens a mais, pois a quantidade que foi pedida pode não ser usada até o esgotamento. 

Esse cenário cria um excesso de estoque, por falta de espaço para armazenar, mas para que seja evitado, algumas empresas preferem optar por embalagens de qualidade inferior, desde que possam pedir exatamente quanto necessitam. 

Se tratando de democratização no mercado de embalagens a abolição do pedido mínimo precisa ser feita, pois acaba tirando a qualidade da entrega do produto para o cliente, é necessário instaurar a possibilidade do pedido sob demanda.

5. Reduzindo o custo de fabricação da embalagem

Um problema que muitas empresas que buscam entregar embalagens personalizadas de qualidade é o custo que isso tem para o bolso do empreendedor.

Fábricas de embalagens que conseguem entregar qualidade por um preço que não comprometa o orçamento do cliente estão favorecendo a democratização no mercado de embalagens de qualidade.

Se você leu esse texto até aqui, então entendeu como é importante haver meios de tornar o mercado de embalagens mais igualitário para empresas pequenas e médias. 

Para negócios que buscam pela resposta de onde obter embalagens de qualidade, basta entrar em contato com a Packster.

A Packster é uma fabricante de embalagens que aceita demandas sem exigir uma quantidade mínima de pedidos, além de ser capaz de entregar o produto em 15 dias com a personalização enviada por você no momento da compra online.

Para saber mais sobre como atuamos no auxílio da democratização do mercado de embalagens de qualidade, entre em contato!