As tendências 2024 para o mercado de embalagem refletem nas mudanças na forma de consumo da população em geral, destacando suas preocupações com o meio ambiente, a intersecção com o mundo digital, preocupações estéticas, entre outras formas de perceber o mundo que se baseia também na maneira de fazer embalagens.
Empresas buscam saber quais são as tendências de 2024 para o mercado de embalagens não apenas para replicar o que está propenso a ser mais agradável ao consumidor e conseguirem se manter no mercado, como também para poder antecipar os próximos passos.
Se você quer estar à frente dos seus concorrentes e saber qual caminho seguir para melhorar a produção das suas embalagens, leia este conteúdo e ao final vai estar alinhado com as principais movimentações dessa indústria.
Resolver as questões dos impactos ambientais gerados pela ação das empresas está sendo cada vez mais a preocupação dos consumidores, o que impacta todos os setores, desafiando algumas empresas a trabalharem de outras formas.
Considerando a importância da pauta ambiental, a indústria de embalagens não deixaria de ser questionada pela quantidade de resíduos que produz.
A boa notícia é que esse setor é um dos principais agentes de mudança, graças a existência de produtos feitos com material sustentável que favorece a degradação e reduz de forma significativa os danos à natureza.
Conforme as embalagens feitas com materiais sustentáveis vêm se tornando mais populares, o mercado, de modo geral, aponta para o caminho verde, com redução de problemas ambientais.
Considerando a popularidade da frase “Menos é mais”, o design das embalagens tendem a seguir características minimalistas, essa tendência traz um novo desafio: conseguir atrair o consumidor falando apenas o necessário.
A capacidade de contar histórias através da embalagem e fazer com que seja convincente para quem compra é uma mudança na forma de criar projetos impressos de embalagem.
O segredo para o sucesso ao acompanhar essa tendência 2024 no mercado de embalagens é conseguir criar um design limpo, sem muitas informações, e que seja reconhecível na prateleira, então busque simplificar.
Não tem como escapar do QR Code. Nos últimos anos, essa forma de transmitir informação se tornou muito popular possibilitando criar experiências imersivas usando, principalmente, a câmera de seus celulares.
Essa tendência aponta para a criação de experiências interativas usando o QR Code, o que facilita a inserção de informações sobre o produto ou de receitas.
Pensar nas formas que esse código pode ser inserido na embalagem para complementar a experiência do usuário está em conjunto com o tópico anterior: de ocupar menos espaço com informações que agora podem ser postas no código escaneável.
Este espaço também pode ser usado para mostrar campanhas ou promoções que estão sendo feitas pela marca, já que se tornam um ponto de contato valioso.
Você já deve ter ouvido falar sobre a importância da personalização de embalagens. Nas tendências de 2024, esse assunto assume tópicos além do tradicional que tinha o foco na identidade da marca e no reconhecimento do produto. Em 2024, a personalização de embalagens aborda mais dois pontos principais: a criação de embalagens para linhas específicas de marcas e a produção em tiragens sob demanda.
Empresas que possuem linhas de produtos exclusivas buscam personalização para poder tornar isso um canal de comunicação com o consumidor.
A personalização dessas embalagens podem conter características geográficas, simbolizarem um evento específico, como produtos que são feitos em edição limitada.
Neste caso, essas empresas precisam de quantidades específicas de embalagens, pois os produtos ficam disponíveis por um período de tempo.
Outro ponto importante é o uso de processos digitais, que torna a operação cada vez mais rápida em todas as indústrias. E no mercado de embalagens isso acontece com a forma que os produtos podem ser oferecidos às empresas.
Basta olhar diversas empresas que facilitam a compra pelo site, essa prática está de acordo com o aumento das interações entre marca e consumidor.
A digitalização de processos faz com que as empresas tenham mais conveniência na obtenção de uma das peças fundamentais de seus produtos.
Muitos produtos nos dias de hoje prometem entregar experiências para seus consumidores, isso também se trata do material que a embalagem é feita.
As pessoas querem se relacionar com as marcas que consomem, então dê a elas sensações marcantes assim que entram em contato com a embalagem do seu produto, se a sua embalagem entrega algo incrível os deixe saber logo no primeiro contato.
A utilização de texturas, relevos e acabamentos táteis são uma das tendências 2024 no mercado de embalagens, junto com outros aspectos para ganhar destaque nas prateleiras e o mais importante: na preferência dos clientes.
Atualmente, não existem limites criativos para que as marcas pensem em formas de criar experiências táteis para as embalagens de seus produtos.
Aliado à tendência 2024 do mercado de embalagens que visa focar em sustentabilidade neste mercado, a possibilidade de tornar esses produtos reutilizáveis é uma possibilidade com previsão de crescimento.
A comercialização de produtos desse tipo acontece com a fabricação de embalagens com material de qualidade, que seja durável e funcional, e com design que possibilita outro uso para além do que foi designado.
Empresas que querem se alinhar a essa tendência devem começar a desenvolver seus projetos.
Enfrentar o desafio de criar embalagens que sejam multifuncionais, sustentáveis e proporcionem experiências sensoriais emerge como uma opção de inovação para o mercado de embalagens.
Produtos que estão fora dos formatos tradicionais de embalagens, ou que são feitos com materiais que estão fora do padrão são tendência.
Essa tendência ajuda permite que empresas aprimorem a entrega de seus produtos, principalmente com uso da tecnologia para atrair a atenção do consumidor.
No mercado que oferece amplas possibilidades criativas e inovação, a nostalgia surge não apenas para evocar sentimentos de familiaridade, mas também o conforto associados à identidade da marca.
Essa tendência não indica que todas as embalagens devem replicar o passado no presente, mas alguns elementos como fotografias, cores, entre outros aspectos gráficos que lembram o passado podem voltar a figurar em algumas embalagens, de acordo com a época.
O aspecto ambiental também está conectado com o design da embalagem, destacando elementos ligados à natureza e produtos orgânicos.
Essa tendência pode ser muito aproveitada por empresas que querem assumir uma postura ecologicamente correta e mudar traçar um caminho mais sustentável.
Se você leu esse texto até aqui, então conheceu as 10 principais tendências de 2024 para o mercado de embalagens, percebeu que sustentabilidade, inovação no design e interatividade são os pilares dessa indústria para este ano. Agora, se você quer conhecer os melhores produtos deste mercado, entre em contato com a Packster, empresa de embalagens sustentáveis, que faz a entrega em até 10 dias com a arte da sua empresa impressa, para saber mais, fale conosco.